atitudes que todo gestor

5 atitudes que todo gestor deve ter no dia a dia da sua empresa

O dia a dia de uma gestão de frotas pode ser extremamente complexo, é imprescindível que os processos sejam bem definidos e estejam alinhados aos objetivos da empresa.

atitudes que todo gestor

O dia a dia de uma gestão de frotas pode ser extremamente complexo, o que exige constante dedicação do gestor. Afinal, é imprescindível que os processos sejam bem definidos e estejam alinhados aos objetivos da empresa. Com isso, é necessário ações que otimizem as atividades-chave, sobretudo, para que a operação seja funcional, uma vez que a satisfação dos clientes e a lucratividade da empresa é o principal objetivo.

Clique e faça um orçamento coma a gente

Top 5: atitudes que todo gestor deve ter no dia a dia da sua empresa

1. Gerencie e treine os seus motoristas
Essa é uma das primeiras atitudes que todo gestor deve ter: gerenciar os seus motoristas é uma das coisas mais importantes para melhorar a gestão da sua frota, pois essa atividade está diretamente relacionada ao desempenho dos seus serviços, o que impacta diretamente nos custos, assim como na satisfação dos seus clientes. Mas como saber a maneira que o seu motorista se comporta no trânsito? É fundamental conhecer essas e outras informações relacionadas ao comportamento deles, uma vez que a forma que eles dirigem afeta diretamente os seus custos, impacta as manutenções veiculares, bem como o consumo de combustível. Utilize um software para controlar tudo isso 

2. Otimize as rotas da sua operação
Uma das atitudes que todo gestor deve ter é se lembrar que as rotas são o principal “ativo” da gestão de transporte da sua frota. Dependendo da composição de itinerários da sua operação, ela poderá dar lucro ou, constantemente, grandes prejuízos. Devido a isso, é fundamental que você utilize sistemas que otimizem esse processo. A melhor solução para essa importante atividade é utilizar a roteirização através de um rastreador de veículos. Com ele, todas as rotas estarão sempre otimizadas, impactando diretamente o consumo de combustível e o tempo de circulação durante entregas e coletas, além de preservar a vida útil dos veículos, o que se relaciona às manutenções. 

3. Acompanhe as manutenções dos seus veículos
Não adianta ter controle do comportamento dos veículos e dos seus motoristas e utilizar rotas completamente otimizadas se os veículos não estiverem com a manutenção em dia. Uma simples troca de bateria, por exemplo, pode se tornar um grande problema. É importante deixar claro que os prejuízos vão além do conserto em si. Quando veículo permanece parado, por exemplo, isso representa perda de receitas, além de influenciar no planejamento da operação, desestabilizando o fluxo de trabalhos da sua frota. 

Faça um teste grátis

4. Analise o quanto sua frota consome:
Outra atitude que todo gestor deve ter é monitorar o consumo da sua frota. Acha que seus veículos estão consumindo muita gasolina? Depois de seguir todos os itens acima, analisar o consumo de seus veículos será uma tarefa muito mais fácil, uma vez que as outras informações, diretamente relacionadas ao consumo, serão seguras. A gestão de frotas é dependente de outras atividades que formam um processo. Se uma das atividades não for desempenhada da forma correta, é muito provável que todas as outras serão afetadas.

5. Política de frota eficiente
É o coração de uma boa gestão. Além disso, sem isso não é possível que a empresa demande dos seus colaboradores e condutores a boa utilização dos veículos, procedimentos, manutenção preventiva, multas, caronas, acidentes, economia de combustível e ações que podem reduzir custos referentes à utilização de veículos e problemas trabalhistas. 

Uma política de frota eficiente deve definir muito bem pontos como:

● Consumo de gasolina
● Escolha do veículo
● Itens de segurança
● Sinistralidade
● Direitos e responsabilidades do condutor

Faça muito mais com a Tecnoraster

Com as tecnologias da Tecnoraster, é possível realizar a gestão da frota de maneira eficiente, tendo o controle de dados como: rota, horário de trabalho, agendamentos de manutenção, controle de combustível, identificação de motorista, entre outras
facilidades. Clique e saiba mais. 

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?