6 dicas essenciais para a gestão da sua frota

Fazer a gestão da sua frota de maneira eficiente é um desafio para a maioria dos gestores, principalmente se estiver lidando com muitos veículos.
Para otimizar a gestão da sua frota, é importante considerar diversos fatores. Como por exemplo: a rota, o tipo de carga, o clima e as condições do tráfego. Entretanto, existem algumas maneiras de melhorar a gestão da sua frota, com o objetivo de torná-la mais eficiente e lucrativa.

gestão da sua frota

Qual a importância de fazer a gestão da sua frota de maneira eficiente?

Com o intuito de aprimorar as operações da sua frota e conseguir se destacar no mercado, é imprescindível que você entenda a importância de uma gestão de frotas eficiente. 

Esse processo vai desde a implementação de práticas capazes de estruturar os processos relacionados à frota de veículos da organização; até a centralização do controle de atividades ligadas à análise de quilometragem, manutenção, rotas e abastecimento. Isso garantirá a qualidade dos serviços prestados, levando à satisfação de parceiros e clientes, o que fará você se diferenciar dos concorrentes.Co

6 dicas para otimizar de uma vez por todas a gestão da sua frota

Agora que você já sabe a real importância de uma gestão de frotas eficiente, veja a seguir 6 dicas de como implementar tudo isso na sua empresa:

Faça um inventário da sua frota

Este é o primeiro passo para uma gestão de frotas de sucesso. Crie um inventário com todos os veículos que possuir. Neste inventário, inclua: modelo, marca, ano, placa, data de vencimento do documento, quilometragem, data de última revisão e outras informações que sejam pertinentes ao seu controle.

Controle seus custos com relatórios mensais

Agora que você já tem todo o inventário pronto, fica mais fácil controlar os gastos e fazer a gestão da sua frota. Faça um relatório com todos os custos envolvidos de cada atividade que será executada no dia a dia da sua frota. Os custos mais comuns são: pagamento e renovação do IPVA e seguro, licenciamento dos veículos, DPVAT, depreciação do veículo conforme o tempo, salário e encargos dos motoristas da empresa.

Invista num Sistema de Rastreamento Veicular

Com a tecnologia de rastreamento veicular da Tecnoraster você tem acesso a localização dos seus veículos de qualquer parte do planeta

Além disso, com essa tecnologia, é possível realizar a gestão da sua frota de maneira eficiente. Afinal, você tem o controle de dados como: rota, horário de trabalho, agendamentos de manutenção, controle de combustível, identificação de motorista, entre outros. 

A Tecnoraster garante o rastreamento 24h por dia dos veículos da sua frota. Clique e saiba mais!

Faça manutenções preventivas a cada 180 dias

Com os relatórios mensais em mãos, você saberá a hora exata de realizar as manutenções nos veículos da sua frota. Desse modo, a manutenção preventiva, quando bem  feita, vai ajudar a manter o trabalho dos motoristas mais seguro e com menos pausas, que podem gerar atrasos e gastos desnecessários. Além disso, a manutenção irá prolongar a vida útil dos veículos, reduzindo o desgaste futuro. Isso irá proporcionar mais segurança ao motorista e aos demais condutores no trânsito. Um fator que também ajuda a diminuir as manutenções preventivas, é incentivar a direção corretiva. 

Corrija as falhas e adote melhorias na gestão da sua frota

Depois de seguir as dicas acima, é o momento de aplicar todas as ações que foram sugeridas para a correção dos problemas. Com isso, os problemas irão diminuir e os métodos de trabalho se tornarão mais eficientes. 

Acompanhe os principais indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são uma forma de análise que auxilia o gestor no entendimento dos resultados e fornece uma base sólida para tomar decisões mais assertivas. Através desses indicadores, é possível saber se os recursos e os esforços utilizados em cada processo são suficientes para alcançar as metas ou se há alguma ineficiência que prejudica o trabalho. Dentre os indicadores mais comuns para a gestão de frotas, estão:

  • Custo de manutenção;
  • Tempo total de ociosidade do veículo;
  • Gasto com combustível;
  • Incidência de multas;
  • Percentual utilizado da capacidade dos veículos.

A gestão de frotas precisa ser analisada frequentemente, porque envolve muitos fatores que estão em constante mudança e que podem trazer custos desnecessários para o seu negócio. Sendo assim, estratégia e operação devem andar lado a lado para que gestores consigam realizar a gestão eficiente e para que as equipes aumentem sua produtividade. 

Contrate a melhor empresa de Rastreamento Veicular clicando aqui!

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?