Dois veículos iguais, consumos diferentes.
Quando falamos em economia de combustível, geralmente consideramos modelos diferentes de veículos e sempre tentamos adquirir os veículos mais econômicos para a frota. Mas, e quando dois veículos iguais apresentam consumo de combustível muito diferente?
Veja como o gestor resolveu esse enigma:
Dois veículos iguais, mesmo ano, mesma marca e mesmo modelo, um com média de 12,3 KM por litro e outro com 15,1 KM por litro.
Parece pouco, não é mesmo? Mas com o preço do combustível nas alturas, essa “pequena diferença” pode representar o mesmo valor do seguro do veículo no final do ano.
Recentemente, um cliente nos relatou como resolveu um problema de consumo excessivo de combustível em dois veículos iguais da sua empresa.
Após a leitura de alguns relatórios e o acompanhamento do dia a dia dos condutores, não restaram dúvidas, o problema era comportamental.
Veja como o sistema de gestão da Tecnoraster ajudou a identificar o problema:
Seria falta de manutenção?
A empresa tem na sua frota veículos da mesma marca e modelo. São veículos novos com a manutenção em dia. Inclusive, todas as manutenções são registradas no sistema de rastreamento da Tecnoraster. Sendo assim, o gestor poder rapidamente verificar se as manutenções desse veículo com maior consumo estava em dia. Logo, esta opção foi descartada.
Baixe a nossa planilha gratuita para fazer o controle de combustível dos veículos da sua frota.
Seria desvio de rota?
A rota realizada no dia a dia dos veículos, mesmo que em direções contrárias, tinham a mesma quilometragem e as pequenas diferenças não justificavam a diferença de consumo entre os veículos.
Portanto, essa opção também foi descartada. A rota também fica registrada no sistema de rastreamento da Tecnoraster, dessa forma foi possível constatar que não era nenhum desvio de rota.
Após constatar que esses pontos não estavam gerando o problema, o gestor passou a analisar outras informações. E aí, pode encontrar o problema.
Como o nosso sistema o ajudou?
Com o auxílio do Sensor de Ignição, foi possível identificar que o motorista do carro com mais consumo fazia as pausas de almoço mais curtas, e o veículo era ligado antes do horário de retorno. O que indicava o uso do ar-condicionado com o veículo parado.
Já o outro motorista, também realizava as suas pausas, porém mantinha o seu veículo desligado, fazendo as pausas do almoço a sombra.
Logo, era uma situação de comportamento e não de problemas com o veículo e rota.
Solução
O gestor de frotas, realizou uma conversa com os motoristas, e os orientou para a correção da conduta inadequada.
Assim como o nosso Sistema de Gestão e Rastreamento ajudou o gestor a encontrar o problema de consumo excessivo, também pode ajudar você na gestão dos veículos da sua empresa.
Com a nossa tecnologia, realizar a gestão de frotas tornou-se mais eficiente, sendo possível reduzir custos de manutenção dos veículos, aumentar a economia de combustível, gerenciar os veículos à distância e, assim, reduzir os prazos com análise de desempenho.
Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?