Gestão de Ativos, como ela impacta na sua operação?

Quando se trata de transportes, a gestão de ativos é fundamental para garantir a eficiência da operação da frota de veículos. Afinal, os ativos são os bens mais valiosos de uma empresa de transporte e a sua gestão eficiente pode trazer inúmeros benefícios, como a redução de custos e a otimização da operação.

gestão de ativos

O que são ativos para a empresa?

Os ativos são todos os bens da empresa, e que sobre eles ela mantêm o controle de manutenção desde a sua aquisição até o descarte. 

Os ativos podem ser classificados em duas categorias, ativos tangíveis e ativos intangíveis, ambos pertencentes a empresa.  Podemos citar exemplos:

Tangíveis: computadores, máquinas, móveis, ferramentas, veículos e etc.

Intangíveis: Tudo o que envolve propriedade intelectual como branding, know-how, business inteligence, etc. 

Os veículos são parte dos ativos tangíveis de uma empresa de transporte e essa gestão envolve desde a compra dos veículos até a manutenção e a renovação da frota.

Qual a impotância da gestão de ativos da empresa?

Uma gestão de ativos eficiente pode trazer inúmeros benefícios para a empresa.  Um dos principais é a redução de custos já que com a gestão de ativos, é possível mensurar custos, investimentos necessários e desnecessários para a empresa. 

É através da gestão de ativos que novos investimentos poderão ser feitos ou reavaliados. 

Para fazer uma boa gestão de ativos, recomenda-se ter um relatório ou inventario de todos os bens e o seu real estado. e é por isso que a gestão do ativo de frota, no caso veículos é tão importante. 

Saber a realidade dos veículos da frota, permitira reduzir custos e melhor analise de investimentos. 

Benefícios da gestão de ativos para frotas de veículos

Um dos principais benefícios para a operação da frota de veículos é a redução de custos. 

Com a gestão de ativos bem-feita é possível identificar os veículos que estão consumindo mais combustível do que o necessário, que estão gerando mais gastos com manutenção e adotar medidas para reduzir esses custos.

Outro benefício da gestão de ativos é a otimização da operação da frota é possível identificar os veículos que estão sendo subutilizados e realojá-los para outras rotas, por exemplo. 

Além disso, é possível identificar as rotas que estão gerando mais custos e tomar medidas para otimizá-las.

Por fim, a gestão de ativos também pode contribuir para a segurança da operação da frota de veículos. pois através da inspeção é possível identificar os veículos que estão apresentando problemas mecânicos e tomar medidas para corrigir esses problemas antes que eles se tornem um risco para a segurança dos motoristas e dos passageiros.

Com uma gestão de ativos bem realizada é possível reduzir custos, otimizar a operação e garantir a segurança dos motoristas e dos passageiros. 

Por isso, é importante investir numa gestão de ativos eficiente e contar com profissionais especializados para garantir a eficiência da operação da frota de veículos.

Baixe o Checklist da Gestão de Frotas Gratuito agora mesmo!

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?