Cobrar a multa de trânsito do motorista da frota é legal?

Cobrar a multa de trânsito do motorista da frota é legal? Essa é uma dúvida que muitos gestores de empresas que possuem frota de veículos têm. Afinal, quem é o responsável pelas multas de trânsito: o motorista ou a empresa?

Trabalhar com a gestão de frotas, exige do gestor muito trabalho, por serem vários itens a cuidar. Há os detalhes do veículo, há os detalhes da operação, mas há também os detalhes comportamentais, e é aqui que as questões ficam um pouco mais sensíveis. 

Geralmente, as multas são ocasionadas por questões comportamentais, como ultrapassagem perigoso, estacionamento em locais proibidos, excesso de velocidade, entre outros. Em 2022, foram aplicadas 76.577.166 multas de trânsito no Brasil. Segundo a Secretaria nacional de trânsito (Senatran), a média é de 8.742 por hora. 

Segundo os dados divulgados pela Senatran, o maior tipo de multa emitido foi o de excesso de velocidade, neste caso, fica implícito que é um problema comportamental. 

Para o gestor ficam algumas tarefas, aplicar correções ao comportamento dos seus motoristas, entender se há possibilidade da cobrança das multas e também como acompanhar o dia a dia dos motoristas e obter dados precisos sobre cada veículo. 

Então, é possível cobrar a multa do motorista?

De acordo com a legislação brasileira de trânsito, a responsabilidade pelas infrações é do condutor do veículo. Isso significa que, se um motorista da frota comete uma infração de trânsito, ele é o responsável pela multa e pelos pontos que serão perdidos na carteira de habilitação.

No entanto, a empresa também pode ser responsabilizada em alguns casos. Se a infração for relacionada à falta de manutenção do veículo, por exemplo, a empresa pode ser multada. 

Além disso, se a empresa não souber quem estava dirigindo o veículo no momento da infração, ela pode ser penalizada com uma multa mais alta.

Como funciona a multa para CNPJ?

Diferente do que acontece quando uma multa é direcionada a pessoa física que já chega com identificação do motorista, a multa direcionada a CNPJ, não consta a identificação do motorista e fica a encargo da empresa identificar o motorista que estava naquele momento com o veículo. 

Claro que esta identificação é necessária, quando não há uma abordagem direta, geralmente em casos de multas de radar. 

Nesta situação, surge mais uma necessidade para o gestor de frotas da empresa, identificar o motorista, e para solucionar estes casos, a melhor maneira é o investimento em tecnologias como o RFID.  

Identificador de motorista: RFID

Com esse sistema, é possível identificar qual motorista estava dirigindo o veículo no momento da infração, evitando que a empresa seja penalizada por uma multa que não é dela.

Além disso, o RFID também pode ser usado em conjunto com um sistema de gestão de frota, como o da Tecnoraster. Com o nosso sistema, é possível controlar a velocidade dos veículos, monitorar o consumo de combustível e até mesmo fazer o rastreamento dos veículos em tempo real.

A identificação de motoristas é um fator crítico para a gestão eficiente de frotas. 

Baixe o Checklist da Gestão de Frotas Gratuito agora mesmo!

Como melhorar o comportamento dos motoristas da frota?

Trabalhar as questões comportamentais dos colaboradores exige muita dedicação dos gestores. Além de palestras e treinamentos constantes, o gestor pode contar com a ajuda da tecnologia. 

sistema de rastreamento e gestão de frotas, possibilita a empresa um controle maior sobre a sua frota, reduzindo os riscos de infrações de trânsito e, consequentemente, as multas. 

Além disso, a empresa pode aumentar a eficiência, reduzindo custos com combustível e manutenção. 

Tenha essas práticas na gestão de multas da sua empresa

Saiba que  a legislação brasileira de trânsito diz que a responsabilidade pelas multas é do motorista da frota. No entanto, a empresa também pode ser penalizada em alguns casos. Fique atento! 

Para evitar problemas, invista num sistema completo para a gestão dos veículos da sua frota e em tecnologias como o identificador de motorista por RFID. 

Com essas tecnologias, é possível controlar melhor a frota, reduzir os riscos de infrações e aumentar a eficiência dos veículos. Fale com um dos nossos consultores e conheça as nossas soluções para a sua empresa.

Não esqueça de fornecer aos seus colaboradores treinamentos e capacitações para trabalharem afim de evitar multas e riscos no dia a dia de trabalho. 

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?