iniciar uma empresa de logística

Como Iniciar Uma Empresa De Logística?

Com a alta de faturamento das vendas on-line, iniciar uma empresa de logística tornou-se uma opção bem interessante para os empreendedores.

iniciar uma empresa de logística

As frequentes mudanças de comportamento na sociedade trazem muitas oportunidades de para iniciar uma empresa de logística. Depois do crescimento das compras on-line impulsionadas em 2020, iniciar uma empresa de logística tornou-se uma grande oportunidade a explorar.

Se antigamente os consumidores, na sua maioria, procuravam lojas virtuais apenas das grandes redes de varejo para comprar itens como eletrodomésticos ou móveis, hoje, começaram a comprar toda categoria de produto na internet, que vão desde roupas até medicamentos.

Iniciar uma empresa de logística tornou-se uma opção interessante para novos empreendedores. Quer saber o que deve fazer para iniciar o seu negócio nesse ramo? Abaixo listamos um passo a passo para te ajudar. 

Passo a passo para iniciar uma empresa de logística

Iniciar uma empresa não é uma atividade fácil, são vários os requisitos a preencher, a começar pelos mais burocráticos como o registro,  deve-se pensar na área de atuação, mercado, produtos, preço, etc. 

Com uma empresa de logística também é assim. Conhecer o mercado em que irá atuar, as oportunidades e desafios, é fundamental para começar essa empreitada e ter sucesso ter um plano de negócios bem elaborado. 

1. Tenha um bom plano de negócios

  • Um bom plano de negócio é fundamental para conseguir empreender em qualquer área de trabalho. Para elaborar um bom plano de negócios é importante analisar os seguintes passos. 
  • O que deve incluir e analisar num bom Plano de Negócios:
  • Plano de Marketing
  • Nesta fase deve analisar os 4 p´s do Marketing que são: 

Praça: local onde vai atuar, por exemplo, no mercado de logística, a sua empresa será de atendimento nacional ou regional?
Público: quais serão os seus clientes ideais, como eles consomem? 
Preço: o preço ideal é aquele que paga os custos da empresa, gera lucro e reinvestimento e amplia os investimentos.
Promoção: como a sua empresa será encontrada pelo seu cliente, quais serão os meios de publicidade?

  • Plano Financeiro
  • Um bom plano de negócio também apresentará um bom planejamento financeiro. Isso implica ter metas claras quantos aos custos operacionais, encargos e analisar todos os pontos sem deixar de considerar os custos variáveis e fixos. Quanto mais realista o seu plano financeiro, melhor será a sua visão quanto as metas propostas. 
Plano Operacional:

Ainda por último, é importante definir quais os custos operacionais a sua empresa terá e responder questões como: 

Quantos colaboradores diretos serão necessários?
Será necessário profissional terceirizado? 
A utilização de máquinas e equipamentos será preciso?  

Analisar com cuidado o seu plano de negócio é o que fará a sua empresa melhor se adaptar ao mercado e as suas possíveis modificações.

2. Atenção com a escolha da frota

Muitas empresas que começam no ramo de logística inicialmente erram quando não analisam os veículos que farão parte da frota. E este, além do material humano, é um fator muito importante a ser analisado, pois, os veículos podem trazer lucros e bons rendimentos como também podem fazer parte de custos altos e prejuízos.  

Portanto, para escolher bem os veículos da sua frota deve considerar os seguintes fatores:

Ano do veículo: carro zero quilometro tem sempre muitas vantagens em relação às manutenções e garantias, porém, nem sempre o valor é atrativo para empreendedores que estão no começo dos seus negócios.  

Os veículos usados, ou seminovos possuem uma boa relação custo x benefício, mas é preciso ficar muito mais atento com esta compra, visto que o veículo será para uso constante. 

Custo de manutenção: todo veículo, em algum ponto passará por manutenção e troca de peça, em alguns casos, nem mesmo o carro zero quilometro escapa. Analisar e pesquisar estes custos com outros utilizadores é importante para poder evitar “surpresas” desagradáveis no dia a dia operacional da sua empresa. 

Consumo de combustível: O consumo de combustível é sem dúvida um fator extremamente importante quando o assunto é frota de veículos. Pois, é por este meio que toda a empresa se moverá, e deve ser este um índice de muita análise de modo a reduzir o custo operacional. Portanto, pesquise os modelos mais econômicos, e deixe para analisar o fator estético num momento posterior ao de abertura e da empresa onde os gastos iniciais são maiores. 

Valor de seguro: outro fator importante que pode aumentar os seus custos operacionais, são os valores dos seguros. Neste campo, também vale muito ganhar algum tempo na pesquisa e escolher o melhor plano de “custo x benefício”  aqui, algumas vezes o barato pode sair caro.

3. Recursos humanos

Como já citamos aqui no post anterior investir no patrimônio material é importante, mas no material humano é imprescindível para o bom funcionamento das operações. 

Escolher bons profissionais pode ser a grande chave do sucesso do seu negócio. O empreendedor não dispõe de tempo e muito menos de todas as habilidades necessárias para gerir uma empresa. Portanto, investir em pessoas capacitadas, é essencial para o funcionamento das operações e retorno financeiro. 

Para escolher os seus colaboradores deve ter em mente o tipo de empresa, ou quais os valores e a missão que cumprirá com a empresa.

 Analisando desta maneira será mais fácil identificar os perfis profissionais que deverá integrar no seu time de profissionais.

4. Investimento Tecnológicos

Quando se iniciava uma empresa no passado, bastava ter uma boa contabilidade na ponta do lápis. Hoje, com o avanço da tecnologia a informação antecipada e precisa são pontos-chave para qualquer gestor do século XXI. 

Com investimento em TI (Tecnologia da informação), será possível tomar decisões mais assertivas, corrigir erros e ampliar o campo de atuação. Identificando forças e fraquezas da sua equipe e empresa. 

Tratando-se de uma empresa de logística, saber identificar  rotas, custos de combustível, tempo de carro parado, identificar motorista e localizar o veículo em tempo real é a chave de sucesso para quem iniciará neste nicho que tem crescido cada dia mais.

Conclusão

Uma pesquisa do Sebrae apontou que 24,4% das empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência. 

Mas esta realidade deixa de ser verdade para empresas e empresários com um bom planejamento e que tem metas e objetivos bem definidos.  

No ramo da logídticas são muitos os fatores a serem analisados, mas com a ajuda de bons profissionais e um sistema inteligente na gestão de frotas o trabalho torna-se muito mais prazeroso, e é claro rentável.  

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?