diminuir gastos com a Manutenção de Frotas

Como diminuir gastos com a Manutenção de Frotas

Diminuir gastos com a manutenção de frotas pode ser um grande desafio, mas com uma boa gestão de frotas é possível economizar e ainda ter lucro. Quer saber como? Fique de olho nas próximas linhas!

diminuir gastos com a Manutenção de Frotas

O que é Manutenção de Frotas e como ela funciona?

A Manutenção de Frotas é compreendida como uma série de medidas e ações que tem o objetivo principal de conservar os veículos da sua frota e prolongar a vida útil das operações da companhia. 

Para diminuir os gastos com a Manutenção de Frotas, você deve criar um plano que envolva um cronograma de reparos, inspeções e um histórico completo e detalhado de tudo que já foi feito em cada um dos automóveis da sua frota.

Primeiramente, este plano vai implementar medidas preventivas que tem o intuito de evitar que os seus veículos parem de funcionar de repente ou que suas peças e equipamentos quebram ou desgastem antes do esperado. 

Vale ressaltar que para que este plano funcione corretamente, ele deve estar inserido na Política da Frotas da sua empresa, com orçamento previsto pelo setor financeiro e administrado de acordo com as demandas da área operacional.

4 sinais de que a sua frota está com gastos elevados

Os custos relacionados à manutenção são todos os que envolvem as peças dos veículos, consertos, reparos e substituições e quando os gastos são exacerbados, sua empresa é prejudicada financeiramente. Por isso, para diminuir os gastos com a Manutenção de Frotas está diretamente ligado ao bom condicionamento dos seus veículos.

Nesse caso, estamos nos referindo às manutenções corretivas que são realizadas por conta de acidentes, batidas, arranhões, sinistros ou a falta de cuidado com os veículos, simplesmente.

Confira a seguir 4 sinais de que a sua frota está com gastos elevados:

1° sinal: os veículos não estão bem conservados
As principais caraterísticas de veículos mal conservados são: peças funcionando mal, mesmo sendo novas; panes elétricas em meio às operações; pneus carecas; pintura desgastada; motor sem lubrificação ou refrigeração.

2° sinal: a dirigibilidade dos motoristas não é adequada
A conduta inadequada dos seus motoristas ocasiona muitos gastos, alguns deles bastante elevados. Motoristas com pontos na CNH e histórico de multas e infrações possuem maior tendência a se envolverem em acidentes.  

3° sinal: sua frota já se envolveu com acidentes e sinistros
Conforme dito anteriormente, diminuir os gastos com a Manutenção de Frotas não é uma tarefá fácil, mas é completamente possível se houver planejamento e atenção da parte do gestor. Por isso, se a sua frota já se envolveu com acidentes e sinistros, é necessário ficar atento para que isso não se repita. 

4° sinal: Manutenção Corretiva x Manutenção Preventiva
A manutenção corretiva é totalmente diferente da manutenção preventiva. Afinal, ela tem o objetivo consertar erros já cometidos, diferente da manutenção preventiva, que prevê esses erros e evita que eles aconteçam. 

7 ideias que vão te ajudar a diminuir os gastos com a Manutenção de Frotas de uma vez por todas

  • Utilize um software para controlar entregas e gastos: utilize um Software de Gestão de Frotas ter um monitoramento constante e em tempo real sobre a posição exata de seus veículos e para controlar os seus gastos. 
  • Opte por uma ferramenta de gestão de estoques: para diminuir gastos com a Manutenção de Frotas é importante ter um devido controle da compra de peças e acessórios, o que evitará custos desnecessários para a sua empresa. 
  • Invista em manutenção preventiva: uma das principais maneiras de  diminuir gastos com a Manutenção de Frotas, é realizando manutenções preventivas semestralmente em todos os seus veículos. 
  • Cuide dos pneus com mais atenção: os pneus são os que sofrem mais desgaste no dia a dia. Além disso, eles estão diretamente ligados a outros fatores fundamentais, como a segurança da operação e o próprio consumo do veículo. Com o pneu gasto, o carro consome muito mais combustível. 
  • Monitore o gasto com combustível e lubrificante: com um Software de Gestão de Frotas, a sua empresa tem a capacidade de acompanhar todos os gastos, gerar históricos e análises para melhorias estratégicas, como roteirização e planejamento das próximas entregas. 

Investir na manutenção de frotas é sinônimo de mais economia, produtividade e eficiência para todos os setores: gestor, colaboradores, fornecedores e clientes.

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?