Direção defensiva: dicas para implementar na sua frota
Dirigir exige muito cuidado e atenção do condutor, e através da direção defensiva é possível tornar as ruas mais seguras para todos.
Dirigir exige muito cuidado e atenção do condutor, e através da direção defensiva é possível tornar as ruas mais seguras para todos. É importante que todos os seus motoristas estejam preparados para tomar decisões rápidas, identificar e antecipar situações de perigo e prever qualquer tipo de consequência.
Quer saber como adotar a direção defensiva na sua frota? Então fica de olho nas próximas linhas.
Direção defensiva: o que é e qual a sua importância?
É um conjunto de ações que tem o objetivo de priorizar a segurança de todos, antecipar o que vai acontecer e reduzir consideravelmente a possibilidade de acidentes. Para isso ocorrer da melhor maneira, o condutor deve adotar uma postura mais atenciosa e cautelosa no trânsito.
A direção defensiva deve ser realizada independente de fatores externos ou situações adversas, como chuva e buracos na via, por exemplo. Para esse propósito, o motorista deve ser menos negligente e mais prudente quando estiver dirigindo.
Um motorista responsável jamais deve dirigir sob o efeito de remédios que alterem a percepção, não deve fazer ultrapassagens arriscadas ou usar o celular, por exemplo. Além disso, é importante evitar vícios de direção como descansar o pé na embreagem ou ficar com a mão no câmbio, por exemplo.
O motorista que utiliza a direção defensiva sempre priorizará a segurança, o bom estado da carga e uma viagem tranquila.
Conceitos importantes da direção defensiva
Segundo o Manual do Condutor, desenvolvido pelo Governo Estadual do Distrito Federal, é preciso utilizar cinco conceitos para que a direção defensiva seja colocada em prática: conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidade.
- Conhecimento: seus motoristas devem conhecer ao máximo tudo o que está relacionado a direção, as condições das vias em que ele se desloca, as leis de trânsito, todos os componentes do veículo, manutenção e até os equipamentos.
- Atenção: aqui é imprescindível que o seu condutor esteja atento a tudo que o cerca: seu próprio carro, a via e outros motoristas. Jamais deve dirigir mexendo no celular, bêbado ou com fones de ouvido, não comer ou fumar enquanto dirige e não tirar as mãos do volante.
- Previsão: é basicamente a capacidade que um motorista tem de pensar em situações que podem acontecer e, consequentemente, agir com cautela diante dessas eventualidades.
- Decisão: além do que foi citado anteriormente, direção defensiva também é decidir na hora certa e da maneira correta, qual a melhor atitude tomar no trânsito.
- Habilidade: está diretamente ligada a capacidade do condutor de utilizar o veículo e realizar a manobra ideal para aquele momento, principalmente em situações adversas. Por exemplo: mudar a marcha, fazer curvas acentuadas ou frear repentinamente.
Direção defensiva: 4 principais benefícios
- Economia de combustível: ajuda a diminuir drasticamente as idas ao posto de gasolina. Afinal, um dos princípios da direção defensiva é manter a velocidade constante e evitar mudanças bruscas, gerando muito mais economia para a sua frota.
- Diminuição de custos com manutenção: dirigir com as técnicas de direção defensiva diminui os prejuízos nos veículos da sua frota, aumenta a vida útil das peças e evita gastos com manutenções corretivas.
- Redução das multas de trânsito: esse é um dos principais benefícios da direção defensiva. Afinal, quem dirige de forma responsável e está cumprindo o Código de Trânsito, não corre o risco de ganhar uma multa.
- Renovação do seguro mais barata: o comportamento do motorista ao volante também é um fator determinante no preço do seguro.
Como implementar na sua frota
Agora que você já sabe sobre a direção defensiva, que tal descobrir com implementar isso na sua frota? Veja a seguir algumas orientações e hábitos importantes para tornar isso realidade de uma vez por todas:
- invista em cursos de direção defensiva e treine os seus motoristas;
- usar o cinto de segurança e conferir o retrovisor sempre que for fazer uma viagem;
- manter boa postura ao volante: regular banco e encosto e segurar o volante com firmeza usando as duas mãos
- realizar uma manutenção rigorosa e preventiva de todos os veículos da sua frota;
- distanciamento em rodovias ou estradas. Distância segura é de um carro para cada 20 km/h;
- respeitar as placas de trânsito e as condições da via (como curvas, subidas, descidas e estreitamentos de faixa)
- preocupar-se com a visibilidade durante o trânsito (usar para-brisas, faróis e lanternas caso seja necessário).
- dirigir descansado e concentrado
- respeitar os limites de velocidade;
- manter a calma ao volante, principalmente diante de situações de risco (como chuva ou condutores agressivos nas proximidades)
- manter a atenção durante todo o trajeto.
A direção defensiva é importante para que a sua frota tenha mais eficiência e funcione melhor. Essas habilidades não estão ligadas apenas à estrada e ao veículo, mas também pelo cuidado com a própria saúde e bem estar ao volante.
Inserir texto – parágrafo final
Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?