Gestão de Pneus: o que é, importância e como fazer

A Gestão de Pneus é imprescindível para que qualquer frota funcione de maneira eficiente, fazendo as entregas em dia, proporcionando segurança para os motoristas, gastando pouco para fazer tudo isso e gerando lucro para o negócio. Veja tudo o que você precisa saber sobre Gestão de Pneus, como fazer e muito mais no texto a seguir. Boa leitura!

Gestão de Pneus

O que é Gestão de Pneus?

Gestão de Pneus, ou gerenciamento de pneus, é a atividade que tem o objetivo de maximizar e otimizar uso dos pneus em uma frota de veículos, com a aplicação de técnicas que aumentam a sua vida útil, corroborando para os melhores custos. Isso inclui a seleção dos pneus mais adequados para cada tipo de veículo da sua frota e aplicação, o gerenciamento de todo o processo de rodízio e a manutenção dos pneus. Além de envolver a reutilização ou a reciclagem de pneus usados.

Quando você opta não fazer a Gestão de Pneus, o dia a dia dos motoristas nas estradas se torna mais perigoso, especialmente ao considerarmos que muitas estradas brasileiras não possuem condições adequadas para um transporte seguro.

Além disso, a falta de um gerenciamento eficiente pode gerar diversos outros problemas, como o aumento na compra de novos pneus, mais gastos com combustível e manutenção, entre outros.

Qual a importância da Gestão de Pneus para a sua frota?

A Gestão de Pneus garante a segurança do veículos, evita problemas de funcionamento e aumenta a vida útil. Pneus são considerados um dos itens mais importantes de um veículo, pois são o que mantêm o contato com o solo. 

Por isso, sua manutenção e gestão devem ser feitas de forma adequada, para assegurar a segurança do motorista e das cargas Uma boa gestão de pneus inclui a verificação regular da pressão, alinhamento e balanceamento, além de outras medidas de manutenção preventiva. 

Fazer a Gestão de Pneus é controlar tudo o que diz respeito a essa parte do veículo, como, qual o período ideal para realizar o rodízio, quando realizar reformas, quais práticas e rotas adotar para não acelerar o desgaste, etc.

Como funciona o ciclo de um pneu? Quais são as etapas?

  • Compras: esta é a etapa inicial, quando os pneus são adquiridos e entram na empresa desde que atendam a todas as especificações técnicas dos veículos e do segmento de atuação para que alcancem a performance desejada.
  • Estoque: nesta etapa, o pneus recebem uma identificação de propriedade (normalmente marcado com o logotipo da empresa) e uma numeração para o controle;
  • Frota: aqui, os pneus são aplicados ao veículo, onde circularão e gerarão informações de desempenho que comporão os indicadores coletados;
  • Inspeções: para que consigam alcançar a quilometragem prevista, os pneus precisam ser inspecionados para confirmar se estão com a pressão correta e com o desgaste regular esperado;
  • Serviços: é a etapa onde os pneus podem sofrer algumas modificações em sua estrutura e precisam ser reformados e consertados para que retornem ao seu processo de utilização nos veículos;
  • Sucatas: é a fase onde os pneus são retirados de serviço por não estarem mais em condição de serem utilizados sem comprometer a integridade física da equipe;

Descarte: a última fase, onde os pneus são encaminhados para pontos de coleta ecológica e descartados, visando a preservação do meio ambiente.

4 Principais vantagens da Gestão de Pneus

Confira nos tópicos abaixo algumas das principais vantagens de realizar a Gestão de Pneus na sua frota:

1. Aumento da vida útil dos pneus: conforme dito anteriormente, é possível aumentar a vida útil dos pneus através do monitoramento do estado deles e de acordo com as especificações recomendadas pelos fabricantes.

2. Redução de custos: com uma Gestão de Pneus eficaz, seus veículos operam com mais eficiência, economizando combustível e reduzindo a quantidade de tanques por ano. 

3. Prevenção de avarias graves: com um gerenciamento adequado é possível fazer substituições preventivas nas peças antes que elas apresentem avarias graves.

4. Mais segurança nas estradas: para que os pneus da sua frota funcionem corretamente de acordo com as especificações do fabricante, eles precisam de uma manutenção regular e periódica.

Como o nosso sistema pode te ajudar?

O nosso sistema de gestão de frotas possibilita o agendamento prévio das manutenções e através dele é possível inserir todos os itens que foram analisados, incluindo se houve ou não troca de pneus naquela data.

Com isso, fica mais fácil ter o histórico e observar datas e todo o ciclo de manutenções de cada veículo. Um gestor cuida de cada detalhe da sua frota, pois sabe que pequenos descontroles, pode gerar elevados custos.

Clique aqui e comece a cuidar da sua frota com quem mais entende do assunto!

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?