identificação dos motoristas na sua frota

Como fazer a identificação dos motoristas na sua frota?

Para o gestores, não saber fazer a identificação dos motoristas na sua frota pode ser um problema. Afinal, caso aconteça alguma infração com um dos veículos, o gestor não saberá de quem cobrar. Devido a isso, é importante investir numa tecnologia de identificação dos motoristas na sua frota, o RFID.
Quer saber mais sobre essa tecnologia? Fique atento às próximas linhas!

identificação dos motoristas na sua frota

O que é RFID e como funciona a identificação dos motoristas na sua frota?

O que é?

A sigla RFID se refere, em português, a Identificação de Radiofrequência. Ou seja, essa tecnologia utiliza ondas de rádio para ler e captar dados armazenados numa etiqueta especial colada no veículo. 

É bem semelhante a um código de barras. Os dados dessa etiqueta são capturados por um dispositivo que os armazena em um banco de dados e com um software de rastreamento, é possível ter vários outros benefícios para a sua frota.

Como funciona?

O RFID pertence a um grupo de tecnologias conhecido por Identificação Automática e Captura de Dados (AIDC), que identificam objetos automaticamente e coletam dados que são inseridos nos sistemas de computado. Sendo necessário apenas uma etiqueta inteligente, um leitor RFID e uma antena. As etiquetas contêm um circuito integrado e a antena, que são usados para transmitir dados ao leitor RFID.

Com isso, o leitor de dados converte as ondas de rádio em dados utilizáveis e de fácil interpretação. As informações coletadas das tags são transferidas por meio de uma interface de comunicação até um sistema de computador host, onde os dados podem ser armazenados em um banco e analisados posteriormente para geração de melhorias para a sua frota.

Como fazer a identificação dos motoristas na sua frota com a tecnologia RFID?

Para uma Gestão de Frotas eficaz, cada veículo da sua frota deverá possuir um leitor e cada motorista recebe um identificador (o cartão RFID) que funciona para identificá-lo de maneira semelhante a um crachá. 

Quando o motorista aproxima o seu cartão do leitor ele é identificado e o leitor envia essa informação para o RFID do veículo utilizado. Com isso, o rastreador veicular, enviará para a plataforma de gestão de frotas o nome do motorista com os dados de posição e velocidade do veículo.

Controle a saída e entrada dos veículos, quem usa, a hora que saí e a hora que retorna. Baixe o nosso formulário gratuito.

O que a não identificação dos motoristas na sua frota pode causar?

A não identificação dos motoristas na sua frota, por esquecimento ou falta de investimento, pode gerar diversos problemas tanto para os gestores quanto para os colaboradores. 

Veja abaixo três consequências da não identificação:

1. Excesso de velocidade

Condutores não identificados tendem a ultrapassar os limites de velocidade. Por quê? Porque sabem que o gestor de frota não está monitorando quem está dirigindo o veículo. Dessa forma, eles acabam tendo mais “liberdade” para pisar no acelerador e ultrapassar o limite de velocidade.

2. Multas de trânsito:

Se um dos veículos da empresa for multado e o você não possuir nenhum sistema que identifique qual era o condutor do veículo naquele momento, você não terá como saber quem cometeu a infração. Sem essa informação, o gestor de frotas não conseguirá agir com os procedimentos legais perante cada situação.

3. Falta de responsabilidade com o veículo

Freadas bruscas, má condução, sujeira, pisadas no acelerador e o percurso por rotas mais longas sem necessidade, são apenas alguns dos inúmeros hábitos dos motoristas irresponsáveis. Sem a tecnologia você não terá como saber qual dos seus condutores não está fazendo uma boa utilização dos veículos.

Quais os principais benefícios do RFID para o seu negócio?

  • Otimização dos roteiros de entrega
  • Redução de custos com transporte
  • Maior controle sobre o desempenho dos seus motoristas e colaboradores
  • Mais segurança para os seus motoristas e mercadorias
  • Aumento da satisfação do cliente
  • Auxilia no funcionamento de sistemas antifurto;

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?