IPVA 2023: tudo o que você precisa saber
O início de ano é um período importante para o gestor de frotas no que se diz respeito ao IPVA 2023.
O início de ano é um período importante para o gestor de frotas no que se diz respeito ao IPVA 2023. É muito importante que você esteja atento a todos os detalhes, como: o que é, como calcular, como realizar o pagamento, se você está isento, entre muitas outras coisas.
Para te ajudar nisso, preparamos esse miniguia com tudo o que você precisa saber sobre o IPVA 2023 para não ser pego de surpresa e ficar inadimplente.
IPVA 2023: que imposto é esse?
O IPVA 2023 ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um imposto anual e estadual. Ele tem o objetivo de fazer uma arrecadação sobre qualquer tipo de veículo motorizado – carros, motos, ônibus, caminhões, etc. Ou seja, se você possui uma frota com 2 ou mais veículos, deve pagar o IPVA anualmente.
Por ser de responsabilidade do governo, a taxa varia de um estado pro outro. Sendo que 50% desse tributo vai para o estado em que você está, e os outros 50% são destinados à cidade onde os veículos foram registrados.
Posteriormente, a quantia do IPVA 2023, é dividida entre os poderes do Estado, Município e Governo Federal. Com isso, eles decidem de acordo com as demandas e a necessidade, como o dinheiro será aplicado. Investindo em educação, saúde, cultura, lazer ou até mesmo em mobilidade urbana.
Controle a saída e entrada dos veículos, quem usa, a hora que saí e a hora que retorna. Baixe o nosso formulário gratuito.
Como calcular o IPVA 2023 dos veículos da sua frota
Agora que você já sabe sobre o IPVA 2023, que tal aprender a calculá-lo?
O valor do IPVA muda anualmente, e alguns pontos considerados para essa mudança são ano de fabricação, porte, tipo do veículo e localização.
O cálculo é feito da seguinte maneira: multiplica-se o valor de cada veículo da sua frota (estipulado pela Tabela Fipe) pela porcentagem da alíquota do estado onde ele foi registrado, e, no fim, divide-se esse valor por 100.
Para saber o percentual da alíquota na sua região, é necessário que você acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado em que você está.
Depois disso, você precisa descobrir o valor dos seus veículos. A Tabela Fipe se baseia no preço que o veículo possuía no mês de setembro do ano anterior.
Veja o exemplo abaixo:
Considere que o valor de um dos seus veículos seja de R$ 50 mil, e a alíquota adotada pelo seu estado seja de 5%, o valor do IPVA 2023 a ser pago será de R$ 2.500.
Como realizar o pagamento do IPVA 2023 e o que acontece se não pagar?
Agora que você já aprendeu a calcular o IPVA dos seus veículos, chegou a hora de pagar o imposto!
Primeiramente, você deve entrar no site do DETRAN do seu estado e emitir o boleto de pagamento. Depois, você precisa fazer o pagamento da guia pelo aplicativo do seu banco ou em qualquer um dos bancos autorizados. Você pode parcelar ou pagar à vista, que normalmente possui um desconto que varia de acordo com cada região. Caso vá parcelar, consulte antes o valor das parcelas com juros.
Baixe o Checklist da Gestão de Frotas Gratuito agora mesmo!
Não pagar o IPVA 2023 pode gerar multas, juros e algumas outras taxas. Isso acontece porque esse não pagamento faz com que o proprietário do veículo tenha uma dívida ativa com o seu estado.
Em alguns casos, você corre o risco de perder o veículo por apreensão do Detran ou ficar sem ter o direito de licenciá-lo (sendo possível a apreensão do carro).
Faça muito mais com a Tecnoraster
Com as tecnologias da Tecnoraster, é possível realizar a gestão da frota de maneira eficiente, tendo o controle de dados como: rota, horário de trabalho, agendamentos de manutenção, controle de combustível, identificação de motorista, entre outras facilidades. Clique e saiba mais.
Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?