Manutenção Preditiva x Preventiva x Corretiva: entenda as diferenças

Existem 3 tipos de manutenção: Preditiva x Preventiva x Corretiva. ​​​​​​​​​​​​​​Se você deseja entender mais sobre cada uma delas e suas diferenças, chegou ao lugar certo.

Afinal, saber sobre estratégias de manutenção é fundamental para todo gestor de frotas que deseja ter um controle eficaz dos seus veículos e manter todos os seus carros em excelentes condições de uso, evitando custos com manutenções desnecessárias.

Manutenção Preditiva x Preventiva x Corretiva: entenda tudo sobre cada uma delas

O que é Manutenção Preditiva?

Manutenção Preditiva nada mais é do que a análise sistemática dos componentes para detectar possíveis anomalias no comportamento das peças e prevenir futuras falhas. Seu principal objetivo é corrigir futuros problemas antes que eles apareçam, aumentando a vida útil dos veículos e dando insumos para que eles sejam mais bem aproveitados durante esse tempo.

Na manutenção preditiva são utilizadas técnicas de avaliação bastante precisas e tecnológicas. Veja alguns exemplos:

  • termografia e ultrassom do sistema;
  • estudo das vibrações;
  • análises estruturais.

O que é Manutenção Preventiva?

Já a Manutenção Preventiva é a realização programas da análise e substituição das peças do carro dentro dos períodos estipulados pelo fabricante. Assim, a equipe avalia as condições de cada peça e troca as que já estão comprometidas e aquelas que, em breve, perderão a funcionalidade. Conforme a NBR 5462/94, o objetivo da manutenção preventiva é reduzir a probabilidade de falha ou degradação de algum item. 

Algumas das manutenções programadas são:

  • Inspeção de rolamentos;
  • Verificação do nível de óleo;
  • Substituição de peças que estão desgastadas, como pastilhas e bateria;
  • Limpeza de filtros;

O que é Manutenção Corretiva?

A manutenção cor​retiva, como o próprio nome já diz, é a correção de falhas no automóvel. Ou seja, algo que deve ser evitado com as manutenções citadas anteriormente. 

Essa manutenção ocorre quando as peças deixaram de funcionar corretamente e estão atrapalhando o funcionamento do veículo ou inviabilizando sua utilização, impactando diretamente a sua frota. Segundo a NBR 5462/94, o objetivo da manutenção corretiva é recuperar um componente defeituoso, de modo que ele volte a funcionar normalmente. Isso pode ser feito por meio de uma reparação ou pela substituição de peças. Uma maneira de reduzir a manutenção corretiva causada por acidentes, é investir em Direção Defensiva.

Uma das principais características da manutenção corretiva é a falta de previsibilidade. Afinal, ela se torna necessária quando há falta de manutenção preditiva ou preventiva ou em situações emergenciais, costumando ser muito mais cara que as anteriores. Além disso, é preciso deixar o veículo parado até que o componente seja restaurado.

Alguns exemplos de falhas que podem ocorrer:

  • problemas na bateria;
  • mau funcionamento dos freios;
  • aquecimento do motor;
  • pneus com más condições de uso;
  • consumo excessivo de combustível.

Controle a saída e entrada dos veículos, quem usa, a hora que saí e a hora que retorna. Baixe o nosso formulário gratuito.

Como evitar a manutenção corretiva?

Como dito anteriormente, a manutenção corretiva custa muito mais caro, por isso, é bom evitá-la. E a melhor maneira de fazer isso é justamente não descuidar da manutenção preventiva. Com ela, a probabilidade de futuras falhas é detectada bem antes que desgastes se transformem em grandes problemas e enormes prejuízos financeiros.

Para evitar a manutenção preventiva, é necessário investir num bom Sistema de Gestão de Frotas e criar um plano que envolva um cronograma de reparos, inspeções e um histórico completo e detalhado de tudo que já foi feito em cada um dos automóveis da sua frota.

Com as tecnologias da Tecnoraster, é possível realizar a gestão da frota de maneira eficiente, tendo o controle de dados como: rota, horário de trabalho, agendamentos de manutenção, controle de combustível, identificação de motorista, entre outras facilidades. Clique e saiba mais. 

Título H3 (Se houver)

Título H3 (Se houver)

Inserir texto

Título H4 (Se houver)

Inserir texto

Inserir texto – parágrafo final

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?

Respostas de 4