Setembro Amarelo

Setembro Amarelo: a importância da saúde mental.

Segundo o CFM, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza, em todo o país, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.

Setembro Amarelo

A importância do Setembro Amarelo no trânsito.

Segundo o site Setembro Amarelo, “O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade.

Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.” Se manter informado e ajudar as pessoas próximas é a melhor maneira de lutar contra esse problema tão grave. É muito importante saber identificar que alguém está pensando em suicídio. 

O segredo é escutar a pessoa sem julgamentos, mostrando que está disponível para ajudar, levando-a ao psiquiatra e ao psicólogo, que vão saber como lidar com a situação e salvar esse paciente.

O dia a dia de quem trabalha no trânsito pode ser muito estressante. Por isso, é importante que todas as empresas estejam abertas ao diálogo e ao bem-estar social dos seus funcionários.

Dicas para melhorar o diálogo com a sua equipe.

Uma das coisas mais importantes dentro de qualquer empresa é a comunicação entre o gestor de frotas e seus funcionários. Mesmo havendo meios eficientes para se comunicar, problemas podem surgir a  qualquer momento, por diversos e variados motivos.

A falta de comunicação prejudica qualquer empresa, mas o impacto negativo da falta de diálogo com a equipe é ainda maior nas pequenas e médias empresas. 

Com um grupo reduzido de colaboradores em contato mais próximo, é um grande desafio manter todos bem.

Aqui estão 4 dicas que você pode usar para melhorar a comunicação entre todos da sua equipe:

Portas Abertas

Não seja um líder distante e inatingível, deixe sempre as portas abertas.

Faça com que os seus motoristas se sintam confortáveis em ir até você para conversar. Tente reservar um dia da semana e um horário mais tranquilo para poder ouvir o seu time com calma.

Responda prontamente a qualquer dúvida ou questionamento feito por um deles. Ignorar e-mail ou um pedido pessoal para uma conversa pode enfraquecer o clima positivo.

Otimize as reuniões

Evite fazer muitas reuniões, pois isso retira os motoristas e outros colaboradores das suas funções por um tempo considerável. Para otimizar as suas reuniões, siga os seguintes pontos:

– Estabeleça uma meta e um propósito bem definido em todas as reuniões;
– Defina um tempo para a reunião: isso ajuda a deixar a conversa mais objetiva sem usar um tempo desnecessário;

– Escolha apenas os funcionários que possuem informações relevantes para o objetivo da reunião;

– Deixe todos seguros: não deixe um funcionário interromper o outro ou falar alto demais. Todos devem se respeitar, não importa a hierarquia. Fique de olho em conversas paralelas e veja se elas são relevantes para o objetivo da reunião;

– Seja sempre claro e objetivo e tenha calma para lidar com todos os tipos de problemas.

Faça mais feedbacks positivos

Valorize a dedicação e o trabalho duro dos seus motoristas, mostrando que você confia no trabalho realizado. Isso é bom para você e para os seus colaboradores, que aumentam a produtividade por se sentirem valorizados e motivados para realizar as tarefas.

Tenha Empatia

Quando for falar com um dos seus funcionários, se dedique totalmente àquele momento. 

Fechar o e-mail e silenciar o telefone, por exemplo, mostram a essa pessoa que ele terá toda a sua atenção. Não julgue e ouça pacientemente o que cada um tem a dizer. O diálogo é mais que transmitir informações: é uma ferramenta poderosa que pode motivar os seus funcionários, reduzir conflitos, aumentar a produtividade e diminuir a chance de suicídios.

Lembre-se: falar é a melhor solução!

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?