Direção Econômica: 7 dicas e como implantar na sua frota

Você já ouviu falar em Direção Econômica? Como o próprio nome sugere, é uma maneira de dirigir que pode ser bastante favorável para a sua frota.A Direção Econômica nada mais é do que uso consciente de técnicas ao volante para economizar combustível e aumentar a segurança dos seus motoristas. Quer saber mais? Continue lendo!

Direção Econômica

O que é Direção Econômica e por que ela é tão importante para a sua frota?

A Direção Econômica é uma técnica de condução que tem o objetivo de reduzir o consumo de combustível, através de práticas como a manutenção adequada, aceleração suave, velocidade constante e redução do tempo de marcha lenta.

Com a Direção Econômica, a sua frota irá ter menos custos operacionais, , já que a economia de combustível pode representar uma grande economia financeira, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a imagem da empresa. Além disso, essa técnica também pode aumentar a vida útil dos veículos e reduzir a necessidade de manutenção corretiva, o que resulta em menos tempo parado para reparos e menos custos com peças e mão-de-obra.

Direção defensiva: dicas para implementar na sua frota

7 dicas para implantar a Direção Econômica na sua frota

A seguir, explicaremos algumas práticas importantes que devem ser repassadas para a sua equipe de motoristas: 

  • Mantenha as janelas fechadas: quando o veículo está em velocidade constante superior a 80 km/h, a entrada de ar pela janela pode aumentar em até 10% o consumo de combustível. Por isso, sempre que possível, mantenha os vidros fechados.
  • Fique de olho no conta-giros: sempre dirija com o conta-giros na faixa de RPM (rotações por minuto) adequada ajuda a economizar combustível.
  • Troque de marcha na hora correta: outra dica de Direção Econômica é fazer a troca de marchas conforme o recomendado no manual do carro. Ou seja, no tempo certo de cada aceleração.
  • Acelere antes de subidas e desça engatado: para subir, acelere antes de começar o morro. Já na descida, evite conduzir o veículo com marcha desengatada. O correto a fazer é não acelerar, mas aproveitar a inércia com o veículo engrenado.
  • Evite o excesso de peso: carregue apenas o necessário, quando o veículos está mais pesado, mais força o motor precisa fazer e mais combustível será gasto.
  • Calibre os pneus regularmente: pneus descalibrados aumentam o atrito, o que gera mais gasto de combustível. O motivo é simples: quanto mais atrito, mais força o veículo precisa fazer. ​
  • Mantenha o filtro de ar limpo: troque o filtro de ar sempre que for necessário. O filtro de ar sujo impede a circulação adequada de ar no motor, o que impacta no rendimento e, como consequência, faz com o que o carro exija mais combustível.

Saiba Como Economizar Combustível com a sua frota de veículos

Baixe a nossa planilha gratuita para fazer o controle de combustível dos veículos da sua frota.

Conclusão

A Gestão de Frotas é muito importante pros gestores que possuem uma grande quantidade de veículos, garantindo que estes estejam sempre operando de forma eficiente e segura. A Direção Econômica é uma das principais técnicas utilizadas na gestão de frotas, já que ela permite reduzir os custos operacionais e aumentar a vida útil dos veículos.

Além disso, com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a redução de emissões de gases poluentes, a direção econômica se torna ainda mais importante para empresas que desejam se posicionar como socialmente responsáveis e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Por fim, é importante ressaltar que a economia de combustível não se resume apenas à direção econômica, mas também à manutenção adequada dos veículos, ao planejamento das rotas e ao uso de tecnologias que permitem monitorar o consumo de combustível em tempo real. A adoção dessas práticas pode trazer grandes benefícios para as empresas, reduzindo custos, aumentando a segurança dos motoristas e passageiros e contribuindo para um futuro mais sustentável.

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?