Sistema de Arrefecimento

Sistema de Arrefecimento: o que é qual a importância?

Todo gestor de frotas sabe que realizar manutenções com regularidade, prolonga a vida útil dos veículos. Mas você sabe o que é Sistema de Arrefecimento? O arrefecimento é responsável por regular a temperatura interna dos veículos da sua frota e evitar que o motor superaqueça. Além disso, ele ajuda na qualidade do funcionamento do automóvel e reduz o risco de danos nas peças internas. Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, preparamos este artigo para explicar tudo o que você precisa saber sobre o sistema de arrefecimento do motor e como evitar o superaquecimento dos veículos da sua frota. Confira abaixo!

Sistema de Arrefecimento

O que é Sistema de Arrefecimento e quais são os seus componentes?

Conforme dito anteriormente, o Sistema de Arrefecimento tem como função regular a temperatura dos seus veículos, para que ele funcione sem problemas.

As peças do Sistema de Arrefecimento trabalham no resfriamento do motor, evitando aquecimento elevado do veículo. Quando o Sistema de Arrefecimento está em perfeito estado, a temperatura do motor fica entre 90º e 100°C.

Ele é formado por um conjunto de 6 componentes que compreendem o motor de um veículo, como:

  • ventoinha: evita que o motor do veículo superaqueça, por meio de um pequeno motor elétrico;
  • bomba de água: responsável por fazer o fluido circular pelas mangueiras;
  • válvula termostática: tem como principal função verificar a temperatura do bloco do motor. Dessa forma, a válvula termostática abre e fecha a passagem do líquido, armazenado no vaso de expansão, no qual será possível constatar o nível da temperatura;
  • reservatórios de expansão: tem como propósito fazer com que o nível do líquido de arrefecimento continue inalterado;
  • radiador: realiza a troca entre o ar frio de fora e o calor do motor, com o objetivo de manter a temperatura adequada;
  • sensores de temperatura: responsáveis por mostrar a temperatura do motor no painel do veículo ou módulo de comando.

Além desses 6 componentes, esse sistema também conta com fluidos compostos que auxiliam no Sistema de Arrefecimento do motor, garantindo o funcionamento do veículo.

Baixe o Checklist da Gestão de Frotas Gratuito agora mesmo!

Como funciona o Sistema de Arrefecimento na prática?

Primeiramente é importante saber que existem dois tipos de Sistema de Arrefecimento: o de ar e o de água.

A função movida por água é dividida nos modos termossifão e circulação forçada, que ajudam a manter a temperatura equilibrada para os veículos da sua frota.

Enquanto o termossifão usa a transmissão do fluido para o carro não aquecer, a circulação movida pela força utiliza uma bomba centrífuga e puxa a água com mais velocidade para reduzir a temperatura do automóvel.

Já o sistema a ar não é mais tão utilizado, mas funciona de maneira simples. Nele, o arrefecimento ocorre com o carro em movimento, e o fluxo de ar troca calor com os componentes do veículo e depois é jogado para fora, de volta ao ambiente.

5 dicas para evitar que o motor dos seus veículos superaqueça

No Brasil faz muito calor e com isso, as chances de superaquecimento aumentam. Então, vale ficar de olho para não ter problemas na sua frota e não ficar na mão. Afinal, se o motor superaquecer, existe o risco de danificar itens como a junta do cabeçote, o que implica em gastos muito maiores que o valor usado para prevenir que isso aconteça.

  1. Nunca deixe faltar aditivo no líquido de arrefecimento
    Utilize um aditivo recomendado pelo fabricante que seja a base de etilenoglicol e faça uma limpeza completa a cada 30 mil quilômetros
  2. Veja se a tampa do reservatório está em ordem
    Verifique se a tampa está bem fechada, e garanta que o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento esteja sempre acima dos 100 °C. O ideal é trocar a cada 30 mil quilômetros. 
  3. Verifique a válvula termostática
    Veja se ela não está emperrada e se está recebendo aditivo suficiente.
  4. Tenha certeza que o eletroventilador funciona bem
    Sem o eletroventilador, o motor não será refrigerado, o que causará superaquecimento. 
  5. Não deixe as mangueiras em mau estado
    Se as mangueiras estiverem ressecadas, inchadas ou quebradiças será necessário trocá-las. 

Controle a saída e entrada dos veículos, quem usa, a hora que saí e a hora que retorna. Baixe o nosso formulário gratuito.

Garanta o bom funcionamento dos veículos da sua frota com a Tecnoraster

Com a tecnologia de rastreamento veicular da Tecnoraster, além de ter controle dos seus agendamentos de manutenções, você tem acesso a localização dos seus veículos de qualquer parte do planeta, 24h por dia e 7 dias por semana. 

Além disso, com essa tecnologia, é possível realizar a gestão da frota de maneira eficiente, tendo o controle de dados como: rota, horário de trabalho, controle de combustível, identificação de motorista, entre outras facilidades. 

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?