Tipos de Rastreadores

Tipos de rastreadores: como escolher o melhor para a sua empresa?

Existem diversos tipos de rastreadores no mercado. Mas você sabe o que é o
Sistema de Rastreamento Veicular e qual a importância para a sua frota?

Tipos de Rastreadores

O rastreador veicular é um dispositivo instalado nos veículos da sua frota que torna possível o controle a distância e em tempo real de todos os seus veículos. Ele é capaz de transmitir informações como localização e até mesmo uma sinalização de emergência, por exemplo.

Tipos de rastreadores: qual a função dos rastreadores?

Antes de saber quais são os tipos de rastreadores existentes, é importante entender as suas funções. Além de informar a localização exata dos veículos da sua frota, as tecnologias de rastreamento podem ser vinculadas à telemetria, e, nesse caso, fornecem diversas outras informações.

Por exemplo: se o motorista está pisando muito forte no acelerador ou freando de maneira brusca muitas vezes, ou quantas vezes as portas estão sendo abertas e fechadas. Com o uso de um bom rastreador é possível saber tudo isso e também encontrar veículos furtados e contar com equipe para prestação de socorro.

Clique aqui e faça um orçamento com a gente!

Além disso, é possível bloquear um veículo à distância, impedindo o seu funcionamento em caso de roubo, furto ou outra emergência.

Quais os 3 tipos de rastreadores disponíveis no mercado?

1. Rastreador Via Satélite (GPS)
O rastreador GPS tem foco nas informações via satélite e emitem informações sobre latitude, longitude e posição geográfica. Através de cálculos de triangulação com equipamentos na órbita da Terra, as coordenadas são descodificadas e repassadas à central que transforma os dados em endereços.

Um fato importante e que deve ser pensado antes de trabalhar com este tipo de tecnologia é que, apesar de muito aproximada, a localização não é exata. Vale ressaltar ainda que, por não precisarem de torres de celulares no envio de dados, o Rastreador GPS possibilita encontrar veículos em áreas remotas.

2. Rastreador por Radiofrequência (RF)
Mais tecnológicos e eficazes que os Rastreadores Via Satélite, os RF são conduzidos por ondas eletromagnéticas e criam uma “barreira de proteção” por todo o veículo protegido. Entretanto, para funcionarem, é preciso que a região possua torres de rádio para uma boa comunicação com a central, sendo muito mais precisos que rastreadores GPS.

Apesar de serem muito mais baratos e eficientes que os coordenados por GPS, os RF  possuem apenas cobertura regional e devem ser evitados por pessoas que necessitam do rastreador para viagens mais longas e distantes.

3. Rastreador veicular GPRS
Esta tecnologia é a mais moderna e precisa entre as opções anteriores de rastreadores veiculares. Ele transmite dados por pacotes, permitindo amplificar exponencialmente a transferência de Sistema Global para Comunicação Móvel, o GSM (Global System for Mobile Communication), rastreamento de modo semelhante aos dos celulares.

Com recebimento de informações através de tecnologias GPRS, ele transmite dados por padrões digitais para os servidores da Central de Monitoramento, viabilizando informações mais precisas e em tempo real aos clientes que utilizam. Com a exclusiva vantagem de possuir uma comunicação ativa em tempo integral, a tecnologia GPRS alcança uma transmissão de 40 kbps, contra apenas 12 kbps das outras tecnologias.El

Aqui vão algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor para a sua empresa:

Verifique as funcionalidades oferecidas
Os preços dos rastreadores vão depender da quantidade de funcionalidades do sistema. Entretanto, nem todos os seus motoristas vão utilizar toda a tecnologia que está sendo oferecida. Por isso, é importante avaliar se isso realmente valerá a pena. 

Pesquise muito sobre a empresa
Quando estamos falando de uma empresa prestadora de serviço, como aquelas que permitem o rastreamento 24 horas por dia, é muito importante conferir como essa empresa é recebida e percebida pelo mercado. A Tecnoraster garante o rastreamento 24h por dia dos veículos da sua frota.

Leve em consideração o custo-benefício
Mesmo que seja muito caro pro gestor investir nessa tecnologia, que já precisa lidar com preços elevados de impostos, combustíveis, manutenção e seguro, o investimento no rastreador pode acabar se traduzindo em economia.

Verifique sempre o tempo de atualização dos dados
Este dado é o que vai garantir que os gestores possam acompanhar onde estão os veículos, já que nem todos os equipamentos e sistemas conseguem oferecer essa informação em tempo real de fato.

Quer reduzir os custos da sua frota de forma eficiente?